TEMPLO DA IGREJA CATÓLICA DE CONCEIÇÃO DO COITÉ PODERÁ SER REFORMADO OU ATÉ DEMOLIDO.

Onze anos após a primeira tentativa da reforma externa do templo da Igreja Católica de Conceição do Coité, na Bahia, o Pe. Oldak, pároco local, anunciou durante a missa dominical do último domingo (dia 10 de março), a possível reforma interna e externa, ou quem sabe, até a demolição do templo.

Construído há mais de 170 anos pelos nossos antepassados com muito sacrifício, suor e sangue, através de procissões direcionadas para o tanque do olho d’água, onde os devotos carregavam pedras em bangues, carros de boi e até na cabeça para a construção do templo.

Há quem diga que se a reforma acontecer levará anos e os católicos passarão a frequentar missas e outros atos religiosos nas igrejas do Barreiro, Açudinho e Bairro Fluminense entre outras.

Os administradores de Coité, não souberam preservar o seu patrimônio Histórico, como dezenas de casarões que poderiam ser tombados e comprados pela prefeitura Municipal para preservar a nossa história, não se importaram,  os casarões foram vendidos e transformados em prédios para o comercio local.

 

Sinval Mascarenhas