HAMILTON RIOS – O HEROI VOLTOU AOS BRAÇOS DO PAI

hamilton-rios
Foto mais recente de Hamilton Rios

Por Orlando Matos Barreto/Fotos Aguivo do Jornal O SERTÃO.

 

No Dia 17 de maio do ano de 1935 nascia no seio do casal Antonio Araújo e Ana Rios de Araújo, o garoto Hamilton, que viveu sob o pseudônimo carinhoso de Mitinho.

Criança pobre, experimentou de todas as brincadeiras comuns aos meninos de sua época: juntou búzios, construiu fazendas com cercas de gravetos, montou cavalo de pau, atirou de “badogue”. Devido à esperteza de seu gênio, fez um monte de estripulias.

Mas também trabalhou na infância para ajudar aos pais nos afazeres da casa e da roça.

Ainda jovem, tentou vários ramos de trabalho e de negócios: atuou como vaqueiro de seu irmão Almir, transportando gado para Feira de Santana; mais tarde comprou um carro que, para ganhar um dinheirinho, ia todos os dias para Salgadália buscar os passageiras do trem noturno, mas acabou adquirindo um motor de sisal que durante vários anos, administrou, desfibrou sisal e retirou resíduos, cortou e carregou palha, estendeu fibra ao lado de seus companheiros de trabalho.

E com eles percorreu vários municípios da Bahia, dormindo em cama de vara ou em rede, debaixo de barracos de palha construídos de última hora. Os familiares de Noca, Osório, Orlando, Juvenal, Zé de Tintino, Altino, Vardo de Zinho, Lolô, João Vardo de Martinha, Beto e Santu que com ele compartilharam daquela vida dura, seja em Coité, em Gavião, em Itaberaba ou onde o motor estivesse.

A verdade é que Mitinho comeu com eles, a bóia fria que se resumia em um pedaço de carne assada com farinha e sobremesa de rapadura. E disso eles se orgulham. E afirmam que o amigo nunca se queixou e nunca reclamou da vida. Aceitava tudo com a maior naturalidade.

Na hora de trabalhar, trabalhar… mas na hora de curtir qualquer coisa se transformava em festa. E quanta festa. E quanta farra. Sinuca, Futebol… de tudo fez um pouco. Na sinuca há quem faça algumas referências. Mas no futebol era muita carreira atrás de um bola só.

Das grandes amizades que ele construiu na adolescência e na juventude permaneceram armazenadas no seu coração, até hoje, seja nas pessoas de Eduardo Mateus, de Mércio Pinto, de Nequinha do Peixe, ou em sua lembrança aqueles que não estavam mais entre nós, mas que com certeza se mantém alojadas em algum canto do peito: Theógnes Antonio Calixto, Antonio Calixto da Mota, Morenito Andrade, Adalberto Mascarenhas, João Nunes de Araújo, Agnaldo Ramos Gomes e outros tantos que ao lembrar ainda fazia verter uma lágrima de saudade.

Que tempos. Seu Hamilton e seus amigos eram os grandes foliões das Micaremes de outrora. Ninguém falava em festas sem citar esses nomes. Mas nem só de grandes festas vivia Hamilton Rios e seus amigos. Nas pequenas também eles estavam lá. Um festinha aqui. Uma festinha ali. Um aniversário acolá.

Em uma dessas festas de aniversário botou os olhos em uma linda jovem O aniversário acabou, mas a sua intenção de namorar aquela garota não desapareceu. Arranjou intermediários, mandou bilhetes e recados, fez serenatas até que a jovem se rendeu você.

Parece que a força do destino instrui o coração.

O namoro aconteceu e você diminuiu suas atividades festivas para se concentrar mais no trabalho. Deu certo. Casaram em 1960 e foram morar em Itaberaba por conta de um campo de sisal que comprou por lá.

Desde então Dona Ana tem se tornado parceira de todos os momentos, apoiando e ampliando projetos, ainda que discorde de alguns deles. Mas se Hamilton quer, ela aceita. Se é Bom pra Hamilton, ela o administra. Se faz ele feliz, ela assume.

Afinal, são 56 anos de cumplicidade, muito amor envolvido, cinco filhos maravilhosos e um bocado de netos.

Ao retornar de Itaberaba, Mitinho se juntou a seu inesquecível irmão, Ewerton, e numa cartada de coragem, investiram todo o dinheiro numa indústria de beneficiamento de sisal. Deu certo também. Tornaram grandes exportadores de sisal. Durante muitos anos, boa parte da população trabalhadora de Coité e da região vive exclusivamente em função da empresa Hamilton Rios & Irmão Ltda. E outras empresas associadas que geram dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos.

luiz-eduardo
Em plena campanha política com João Durval e o deputado Federal Luiz Eduardo Magalhães.

Em 1972 ingressou na política e venceu; em 1976 indicou e apoiou Walter Ramos e venceu; em 1982 candidatou-se novamente e também venceu; em 1988 indicou e apoiou seu sobrinho Vertinho e venceu de novo; em 1992 candidatou-se e perdeu as eleições para o saudoso Diovando Carneiro, seu antigo correligionário; em 1996, indicou e apoiou Vertinho, outra vez, e venceu; em 2.000, indicou e apoiou o seu filho Tom que também foi vitorioso; em 2004 apoiou Vertinho pela terceira vez e foi novamente vitorioso; e, em 2008, Apoiou Renato e venceu.

parque-de-exposicoes
Inauguração do Parque de Exposições, com a presença de Angelo Magalhães e o governador João Durval Carneiro (Tom era bem pequeno apareceu entre Angelo e João Durval) Sr. Hamilton e dona Ana Cortando a fita inaugural.

A primeira gestão de Hamilton Rios (1973-1977) pode ser considerada um divisor de águas do progresso de Coité: foi implantado o primeiro serviço de saúde pública do município, construiu e reformou escolas que se encontravam abandonadas, reformou açougues e mercados nos povoados, construiu aguadas, edificou postos de saúde, abriu estradas, pavimentou os povoados gerou emprego e renda que mudaram, para melhor, a vida do povo coiteense.

agnaldo-gomes
Sr. Hamilton Premiando Agnaldo Gomes – saudoso Guina, grande criador de caprinos da raça Boer.

Não há obra física que supere uma saúde pública organizada como a daqui já foi. Muito mais do que um escola bonita é o prazer de ter uma educação eficiente como já tivemos; Melhor do que dar um emprego é promover fontes de renda para muitos como se promovia no passado; E não há estrada, calçamento, ou edifício público que supere a obra social de Hamilton Rios e seus amigos, ao longo desses anos, cada um a seu tempo, os quais administraram sob a orientação e tutela do grande mestre e amigo.

acm
Amigo do Saudoso ACM construiu o Estadio e Diversas obras no Municipio. Paulo Souto discursando em uma das inaugurações no Governo de Vertinho.

O carisma, a visão social, o interesse pela defesa das pessoas carentes da sua terra lhe proporcionaram o prestígio e inspiraram os seus sucessores a fazerem brilhantes governos.

A grandeza dos seus sentimentos concedeu as bases que lhe tornaram um empresário de sucesso e a grandeza do seu coração fe-lo um homem vencedor na vida, na família e na política.

 

Apaixonado pela família chorou em público várias vezes, orgulhoso da vitória de Tom Araujo para Deputado Estadual em 2010 e 2014.

Mas chorava principalmente quando via um pobre humilhado, maltratado ou sem assistência do poder público.

 

Isso lhe rendeu o codnome de Pai dos Pobres, Herói, Coração Doce e Campeão.

Agora aquele para carinhoso volta aos braços do seu Pai.

Agora aquele amigo devotado está nos braços de Deus.

E POR QUE NÃO DIZER O HEROI VOLTOU PARA A CASA DO PAI?

 

Sr. Hamilton(81 anos) faleceu por volta das 07h30 desta quinta-feira, 29, no Hospital Aliança, em Salvador. O corpo do ex-prefeito de Conceição do Coité Hamilton Rios de Araújo, será velado no Ginásio de Esportes, seu sepultamento está previsto para as 9 horas da manhã do dia 30 de setembro.