Agricultores tem esperanças de chuva no Dia de São José

Segundo os sertanejos, a chuva no dia 19 de março é a garantia de um bom inverno.

Por Hugo Andrade, Inter TV Costa Branca

O período mais esperado do ano para os agricultores são os meses de chuva. Na região do semiárido potiguar esse período geralmente começa no final de fevereiro e termina em maio. Mas, segundo os sertanejos, o que determina se o período de inverno será intenso é a chuva no Dia de São José, 19 de março.

Segundo os agricultores o feijão que ele plantar é para o consumo de casa. Já o milho vai servir também para alimentar os animais quando o grão já estiver seco. Mas a chuva é fundamental pra garantir o alimento da família e do rebanho. Por isso, o Dia de São José é tão esperado.

“É a esperança do agricultor o dia de São José. Eu tô esperando também. Sempre dá bom quando chove nesse período. Vamos ter fé em Deus e esperar a chuva chegar, né?”, diz o agricultor.

A tradição de esperar chuva nesse dia é antiga e a devoção dos agricultores ao santo tem uma explicação religiosa. De acordo com o Padre Robério Holanda, pároco da Igreja de São José em Mossoró, essa devoção vem do exemplo de homem trabalhador que São José representa.

“Nós associamos a figura de São José ao homem trabalhador, ao homem do campo, por exatamente ser um homem honesto, um pai de família, que esteve à frente cuidando, trabalhando. Então os homens do campo têm essa devoção a São José”, explica o Padre.

Mas há quem diga que essa devoção se aprende dentro de casa. Seu Leontino Lourenço da Silva é agricultor desde de menino e sempre ouvia o pai e o avô contarem essas histórias. E a comprovação de que a experiência dá certo, só aumenta a fé do sertanejo no Santo.

“Isso é experiência velha, desde o tempo de meu pai, meu avô e vem dando certo. Eu acredito em São José e esse dia é a última esperança. Abaixo de Deus, é a última esperança. Se não chover, a gente não tem esperança mais não. Pode vir seco, do jeito que vier, no dia de São José, a gente tem esperança. Se chover, a gente pode se animar que tem inverno mesmo”, garante o agricultor.

Meteorologia

Para a meteorologia, existe uma explicação científica para justificar o fato da chuva no Dia de São José trazer tanta certeza de inverno para os agricultores. O doutor em climatologia e professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), José Espínola, explica que a data antecede a passagem do equinócio, fenômeno que marca o início das estações do ano.

O equinócio de outono se inicia às 6h38 do dia 20 de março, segundo o professor. Nesse dia, há um aumento da radiação solar na superfície da terra nessa região.