A Doutora Ionara Ramos explica que educar filhos também e função dos Pais

Educar os filhos para uma vida com bem estar e felicidade é função dos pais. A psicologia como ciência que estuda o comportamento humano tem como um de seus objetivos, tornar a vida dos indivíduos mais satisfatória. Dessa forma a Psicologia pode sim ajudar os pais a conhecer sobre suas emoções para com o autocontrole, ajudar os filhos a direcionar suas vidas ao aprendizado e o gerenciamento de suas emoções. Empregando suas emoções de maneira correta nas atividades de vida diária.

De modo geral somos frutos de uma geração privilegiada se comparada a geração de nossos pais, pois sabemos que antigamente, na fase da infância dos nossos pais, quando dava pra ir a escola, o foco da aprendizagem era apenas para “ler, escrever, contar e calcular” e não se preocupavam em como lidar e gerenciar suas emoções, como: “resolução de conflitos, como se relacionar com pessoas, como viver em grupo, como administrar pensamentos negativos”.

A psicologia positiva é um ramo da psicologia que tem o foco no desenvolvimento sadio das emoções através de teorias, métodos e técnicas capazes de favorecer o bom desempenho. A Educação Emocional Positiva é um programa de orientação em habilidades para o bem estar, e foca no pressuposto de que uma vida feliz e o bem estar podem ser aprendidos através dos conceitos e da utilização de forças pessoais como : gratidão, bravura, bom humor, liderança, otimismo aprendido, amor, perdão, autocontrole, justiça, perseverança, inteligência emocional, prudência dentre outras, promovendo a utilização dessas forças pessoais favorecendo ao aprendizado.

Ionara Ramos

Psicóloga

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.