40 mil pessoas devem passar pela Open Campus, a área gratuita da Campus Party Bahia

Drones, atrações para crianças, Olimpíada Brasileira de Robótica, simuladores, startups e projetos universitários são algumas das atrações da Open Campus

Os ingressos já estão esgotados, mas não será isso que impedirá a participação do público na Campus Party Bahia, a primeira edição no Estado e também a primeira Campus no mundo a acontecer dentro de um estádio de futebol! Assim como nas demais edições, o evento contará com uma área gratuita, aberta ao público e repleta de atrações. A Open Campus funcionará nos dias 10 e 11 de agosto, das 10h às 21h, e no dia 12, das 10h às 18h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Quem passar pelo espaço poderá interagir com uma série de simuladores, acompanhar a etapa Bahia do Campeonato Brasileiro de Drones para profissionais, além de conhecer protótipos de trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras. Pela primeira vez, a Campus Party contará com uma área repleta de atrações e destinada exclusivamente para as crianças, com jogos, apresentações teatrais, entre outras atividades. A iniciativa da Campus Kids é do Governo do Estado da Bahia.

“A Open Campus nasceu com o objetivo de receber as pessoas que não conseguiram adquirir ingressos para acampar ou acompanhar as atividades dentro da Arena, bem como para proporcionar a esse público o gostinho das experiências que a Campus Party pode oferecer e deixar aquela vontade de ampliar a participação na edição seguinte”, explica Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party Brasil.

“Trata-se de um local democrático, que tem a proposta de aproximar os visitantes de tendências da tecnologia como drones, robótica, realidade aumentada, bem como gerar conhecimento e apresentar projetos criativos trazidos por estudantes e empreendedores”, complementa Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Mais de 40 mil pessoas são esperadas nos quatro dias em que a área estará aberta ao público.

A Campus Party Bahia terá como tema principal a Inovação Produtiva e acontece por uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Telebrás.

Confira abaixo as principais atividades da Open Campus:

ETAPA BAHIA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE DRONES

A Campus Party Bahia recebe mais uma etapa do campeonato brasileiro de drones que contará com a presença de pilotos profissionais. Além disso, nos horários que não estiver ocorrendo o campeonato, aqueles que já tem alguma noção de pilotagem de drones poderão testar suas habilidades nessa mesma pista. Outras atividades com drones, desta vez na Arena (acesso com ingressos somente) incluem ainda um workshop de montagem de um minidrone, dia 10, às 21h30, e uma palestra sobre como os drones estão revolucionando o mundo e o que podemos esperar dessa tecnologia, dia 11, às 22h30, no Palco Feel The Future.

CAMPUS KIDS

Criado em parceria com a Lupa Soluções Promocionais, o espaço funcionará nos dias 10 e 11 de agosto, das 10h às 20h, e no sábado, 12, das 10h às 18h. Voltado para as crianças entre 5 e 12 anos, ocupará uma área de 100 metros quadrados e contará com 10 horas de programação diária. “São atividades lúdicas, mas inseridas dentro do universo tecnológico. O objetivo é que sirva como forma de aprendizado e, que por meio da apresentação de conceitos básicos, se torne uma ferramenta que aproxime as crianças do universo da robótica, da programação, do sistema e da tecnologia”, diz Novaes. O espaço é um oferecimento do Governo do Estado da Bahia.

Parque Lúdico – Um parque com várias atrações será montado dentro da Campus Kids, tais como futebol de robôs, autorama, realidade virtual, entre outras atividades.

O futebol de robôs será uma disputa entre dois jogadores por partida e termina quando sair o primeiro gol. Além do jogo, os participantes poderão acompanhar demonstrações de como funcionam e como são construídos os robôs jogadores.

No autorama, sua performance dependerá diretamente das suas escolhas. Antes da corrida começar, por meio da programação, as crianças poderão escolher a melhor trajetória para o seu carro chegar em primeiro. De forma simples e didática, o instrutor vai mostrar uma linha de códigos com as cinco ações da pista. O próprio participante definirá a velocidade do seu carro robô.

Oficinas – As oficinas, que serão realizadas em parceria com os Supergeeks, terão como temas: programação em Minecraft, criação de games 2D, Realidade Aumentada e criação de robôs. As oficinas ocorrerão três vezes ao dia, às 10h30, 15h e 17h30. As turmas serão fechadas de acordo com a ordem de chegada.

Apresentações e bate-papos – As crianças poderão se divertir com as apresentações teatrais e contações de história, além dos bate-papos com youtubers, escritores mirins e programadores, que terão sempre o universo infantil como foco. Na ocasião, Marcio Giroto, fundador do SuperGeek vai conversar com os presentes sobre a importância do ensino de programação para crianças e como a automação e a robotização podem impactar no mercado de trabalho para os jovens.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ROBÓTICA (OBR)

A etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica vai reunir times de estudantes dos ensinos fundamental, médio ou técnico em desafios usando robôs. As competições acontecem durante os dias 10, 11 e 12 de agosto, das 10h às 17h.

Serão 407 alunos, entre 8 e 18 anos, de 44 escolas privadas, bem como públicas federais, estaduais e municipais, que terão um desafio: considerando a simulação de um desastre natural, as equipes de até quatro alunos recebem a missão de construir um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. Duas equipes serão selecionadas e seguirão para a próxima etapa, em Curitiba, entre 7 e 10 de novembro. A OBR vai classificar equipes para a RoboCup, maior competição de robótica do mundo.

FÓRUM UNIVERSIDADES EMPREENDEDORAS

Fruto da parceria firmada entre o Instituto Campus Party e o programa de educação, Células Empreendedoras, o fórum, que acontecerá no Palco Empreendedorismo, tem como objetivo debater as transformações atuais e tendências de futuro propondo melhorias e soluções para as universidades brasileiras. Especialistas de diversos setores da sociedade (empresários, gestores públicos, empreendedores sociais, etc) se reunirão com atores representativos das universidades (reitores, gestores, professores e alunos), para em conjunto, proporem soluções para que as instituições de ensino brasileiras voltem a ter um papel de extrema relevância no desenvolvimento do país. Outras palestras acontecerão no palco Feel the Future, na Arena (acesso com ingresso).

SIMULADORES

Com objetivo de proporcionar ao público uma experiência cada vez mais próximas da realidade, todos os anos os simuladores são uma atração à parte dentro da Campus. A área de simuladores contará com uma série de opções, incluindo algumas de realidade virtual. Entre os destaques, estão simuladores de asa delta, helicóptero, carro de F1 e avião de caça.

STARTUP & MAKERS

O programa de incentivo ao empreendedorismo da Campus Party, que já ajudou mais de 600 startups, se tornou uma plataforma para empresas com potencial de crescimento. Com seu modelo único que reúne networking, interação, conhecimento e possibilidade de contato com empresas e investidores, o programa selecionou 40 startups em dois estágios:  20 em Early Stage (embrionária) e 20 em Growth Stage (mais avançada). Integrado à Open Campus, é uma ótima oportunidade para conhecer as ideias e tecnologias que podem muito em breve fazer parte do nosso dia a dia além de acompanhar palestras sobre empreendedorismo. São startups de segmentos como agrícola, saúde, financeiro, estética, pet, turismo, e-commerce, esportivo, serviços domésticos, automotivo, entre outros.

CAMPUS FUTURE

Mostra de 20 projetos acadêmicos desenvolvidos nas salas de aula por alunos de graduação, recém-formados e em centro de pesquisas de todo o Brasil. De forma interativa, os visitantes podem se divertir com as “engenhocas” e experimentar os protótipos criados pelos estudantes.  Entre os projetos estão games voltados para portadores de deficiência visual, como o Breu; um robô inspirado no wall-e, que coleta lixo em parques e descarta de forma correta e seletiva; um jogo educativo para autistas; protótipo de veículos de competição off-road; tecnologias voltadas ao segmento agrícola, como um sistema capaz de reconhecer se a fruta está madura ou verde, se está apta para exportação ou consumo interno; sistema para localização e direção para deficientes visuais; plataforma de monitoramento da qualidade de água online; prótese elétrica; sistema de controle e reuso de água; app de automação e controle de estufas para cultivo de plantas; entre outros.

ESPAÇO MULTIUSO DO GOVERNO

Área pertencente ao Governo da Bahia, que funcionará entre 10 e 12/08 e oferecerá ao público que passar pela Open Campus uma série de atrações, como palestras sobre games, comportamento, ciência, educação, inteligência artificial, como a impressora 3D está revolucionando a indústria, Internet das Coisas, desenvolvimento de apps, uso de wearables trackers (monitores vestíveis), Programa Conecta Bahia, Tecnologia e Agricultura, entre outras.

 

A programação contará ainda com bate-papo com influenciadores digitais; um fórum sobre universidades empreendedoras; oficinas de histórias em quadrinhos;  apresentação do time de futebol de robôs brasileiro campeão da Robogames, disputada nos Estados Unidos; além de palestra sobre o projeto Living Lab de cidades inteligentes – iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Universidade Federal da Bahia e o Centro de Projetos Fraunhofer.

 

HOLOGRAFIA

Entre os dias 10 e 12/08, quem passar pela Open Campus poderá se divertir com projeções de vídeos transformados em holograma. As apresentações ocorrerão entre 10h e 20h e os temas serão surpresa.

 

ESPAÇO FAZEDORES

Nesse espaço serão realizadas dezenas de oficinas com o objetivo de promover a cultura maker no Brasil e mostrar aos visitantes o que significa colocar a mão na massa, aprendendo e se divertindo muito no processo.

 

Serviço: Campus Party Bahia

Edição Inovação Produtiva De 9 a 13 de agosto de 2017 Arena Fonte Nova Salvador – BA

Open Campus Dias 10 a 11 de agosto de 2017

Horário: das 10h às 21h (com circulação até às 22h)

Dia 12 de agosto de 2017

Horário: das 10h às 18h (com circulação até às 19h).

Mais informações: http://brasil.campus-party.org/bahia

Sobre a Campus Party:

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com 524.743 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil há dez anos e em 2017, terá edições em Portugal, Itália, Singapura e África do Sul.

 

Informações para a Imprensa Virta Comunicação Corporativa Telefone: (11) 3083-1242 imprensa@campus-party.org Fernanda Arantes – fernanda.arantes@virta.inf.br  Joseph Dana- joseph.dana@virta.inf.br  Paulo Moura – paulo.moura@virta.inf.br  Jonathas Ruiz – jonathas.ruiz@virta.inf.br